sábado, 19 de março de 2011

                                 -BALANÇO C. I. A. UERÊ! ANO 2010 -

C. I. A. UERÊ! começou o ano 2010 com a Festa da Uva nos Bairros! 
A C. I. A. Uerê! começou o ano realizando a 'Festa da Uva 2010 nos Bairros', com apresentações de sua trupe, pelos bairros de Caxias do Sul.

(foto Elizabete da Cunha)
___________________________________________________
Festa da Uva 2010 - Estação do Abraço
Com um caloroso 'Abraço' a C. I. A. Uerê recepcionou à todos, na entrada dos Pavilhões, tornando este um grande diferencial da Festa da uva 2010.


(foto Vagner Barreto e Ágatha Cristina)                     
entrevista Estação do Abraço no programa Estilo Viagem: http://wp.clicrbs.com.br/estiloviagem/2010/03/03/uva-por-todos-os-lados/?topo=77,1,1   

_________________________________________________________________________________
Colônia de Férias com C. I. A. UERÊ!







No início de Fevereiro Carla Vanez e Marcelo Donini (Carlota Treka e Piscareta Rocambole), fizeram a maior festa na Colônia de Férias da empresa FRAS-LE em parceria com a empresa SER.


___________________________________________________________
       Desfile do Corso Alegórico  
                                    Coordenação e paticipação no Quadro 06, do desfile da Festa da Uva
Os diretores da C. I. A. Uerê Carla Vanez e Marcelo Donini, coordenaram o quadro 06 do desfile da Festa da Uva onde a trupe também participou com pernas de pau, pirofagia, malabarismo, contorcionismo, triciclo levando muita alegria a todos os espectadores.
________________________________________________________________________________
 A C. I. A. Uerê! foi convidada a participar do dia Internacional do Circo e Teatro 27/03/10 no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos) com a Fanfarra Circence.
 
______________________________________________________________________________
 C. I. A. Uerê recepciona alunos na FSG

No inicio de Março de 2010, atores da C. I. A. Uerê recepcionaram alunos na FSG alegrando a volta as aulas.
 
_______________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê no lançamento da Feira do Livro de Bento Gonçalves                                                                                                       
No dia 15/04/2010 a C. I. A. Uerê recepcionou os convidados do lançamento da Feira do Livro de Bento Gonçalves, com muita música e alegria.

Onde também puderam conferir cenas do espetáculo 'Del Alma' uma parceria entre a C. I. A. Uerê e o Espaço Cultural La Cueva com a participação do músico Juliano Brito
_________________________________________________________________________________________
'As Aventuras no Trem da Leitura' 10ª edição do Tapete Mágico 2010
No dia 19 de Abril iniciou a temporada do Tapete Mágico 2010, com o espetáculo musical infantil 'As Aventuras no Trem da Leitura';



'Cacá uma menina fascinada por computadores e videogames, entra no mundo da imaginação através de um passeio de trem e desembarca em estações onde conhece histórias clássicas da literatura nacional e estrangeira, descobrindo, em seu sonho, o encantamento dos livros que não conhecia e o gosto pela leitura.'

Este espetáculo durante o ano de 2010 foi apresentado também: 12º Caxias em Cena (duas seções)
Temporada de Teatro Caxiense (06 seções) onde completaram sua 100ª Apresentação e nas cidades de Canela, Nova Roma do Sul e Gramado, obtendo grande sucesso de público e crítica.
Atingindo um público de mais de 13 mil pessoas.
No elenco: Carla Vanez, Manú Guerra e Marcelo Donini.
Texto, direção e trilha sonora: Marcelo Donini.

Criação de figurinos: Carla Vanez.
Preparação Vocal: Manú Guerra.
Fotos e técnica: Hugo Araújo.


________________________________________________________________________
Diretor da C. I. A. Uerê Marcelo Donini participa da FIEMA 2010
O diretor da C. I. A. Uerê Marcelo Donini participou da Fiema em Abril de 2010, através do espetáculo 'O Planeta das Árvores do Era Uma Vez'.
Atingindo um público de mais de 10 mil pessoas.

(Fotos Hugo Araújo)
_____________________________________________________________________________________
Projeto Gente em Cena 

Marcelo Donini diretor da C. I. A. Uerê!, ministrou curso de teatro (pelo projeto) de 04 de maio a 05 de dezembro de 2010, onde dirigiu e atuou na montagem do espetáculo: 'Esta é a sua Vida', que contou também com a participação da atriz mirim Ágatha Cristina; Figurinos e apoio técnico de Carla Vanez.
Lançado em 1997, o Projeto GentEncena consiste na realização de oficinas de teatro em núcleos formados nos bairros e distritos de Caxias do Sul. Seu principal objetivo é promover a descentralização da cultura, propiciando o acesso à linguagem cênica e a consolidação de novos grupos de teatro. Durante as oficinas são realizados exercícios de preparação do ator, leitura dramática, criação de textos, discussão da história do teatro, entre outros. O encerramento dos trabalhos acontecem com o Encontrão GentEncena, em Dezembro, onde os grupos têm a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos durante as oficinas.
_____________________________________________________________________________________
Manú Guerra no Coral Municipal
No ano de 2010 Manú Guerra integrante da C. I. A. Uerê, passou a fazer parte do elenco (de maravilhosos cantores) do Coral Municipal de Caxias do Sul. Abaixo foto do espetáculo BR Paixão.  
 (Hugo Araújo)
_______________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê e empresa Randon
A C. I. A. Uerê em parceria com a empresa SER participou do evento 'Viver de Bem com a Vida' das empresas Randon no dia 15/05/10, recepcionando a todos, oferecendo oficinas de circo, além de pintura facial e escultura de balões  com seus palhaços.
__________________________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê na Feira do Livro de Bento Gonçalves 2010
A C. I. A. Uerê participou da Feira do Livro de Bento Gonçalves com Fanfarra Circense, apresentações dos espetáculos 'Circo dos Artistas Desempregados', 'Dr. Chip' e 'Del Alma' (La Cueva) Flamenco.
(Foto Hugo Araújo)_________________________________________________________________________________________
Caravana de Apresentações C. I. A. Uerê!
No mês de maio de 2010 a C. I. A. Uerê participou do projeto 'Marasca Verde nas Escolas' da Fundação Fabrício Marasca, com a peça teatral 'Cacá e o Guardião da Natureza' levando a concientização ecológica através da linguagem do teatro para dez cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul, com grande sucesso de público.
Agradecemos a Fundação Fabrício Marasca bem como a empresa Marasca Comércio de Cereais Ltda, pela iniciativa e parceria durante o projeto de responsabilidade ambiental. Extendemos também os agradecimentos as cidades de Selbach, Tapera, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Júlio de Castilhos, Tupaciretã, Jóia, Augusto Pestana, Bozano e Catuípe.

_____________________________________________________________________________________
Marcelo Donini na Epopéia Italiana


Do dia 03/06 o diretor da C. I. A. Uerê Marcelo Donini, esteve integrando, à convite, o elenco do Parque Temático Epopéia Italiana de Bento Gonçalves.
Onde fez parte dos espetáculos até o final de Junho.


_______________________________________________________________________________
                                   C. I. A. Uerê na Expobento 2010                                      
No dia 07/06/10 a C. I. A. Uerê esteve na Expobento, recepcionando os visitantes, passeando pelos corredores e em uma participação no palco central, levando diversão para todos os presentes! E comemorando os 10 anos da 'Parceiros Voluntários' de Bento Gonçalves. ___________________________________________________________________________
C. I. A. UERÊ apresenta 'Cacá e o Guardião da Natureza' na Temporada de Teatro Caxiense e Semana do Meio Ambiente



 No dia 11 de Junho a C. I. A. Uerê apresentou na praça Dante Alighieri em Caxias do Sul o espetáculo 'Cacá e o Guardião da Natureza' espetáculo que fez parte da Temporada de Teatro Caxiense e da Semana do Meio Ambiente.


__________________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê na Ftec
A C. I. A. Uerê esteve na Ftec, recepcionando alunos, professores e convidados em evento realizado dia 14/06/10;

________________________________________________________________________________
Festa Junina 2010

No dia 26/06/2010 os diretores da C. I. A. Uerê fizeram uma grande Festa Junina, desta vez em Canela, vestidos no maior estilo moda caipira (quase irreconhecíveis),

_________________________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê prestigia o 22º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

Os Diretores da C. I. A. Uerê! Marcelo Donini, Carla Vanez e sua filha Ágatha Cristina, estiveram no '22º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela 2010' onde assistiram à vários espetáculos como: 'Contos Pequenos' - Hugo e Ines (Peru),

'Mono, the Monkey' - Eletric Circus (Holanda), 'Gato Malhado e a Andorinha Sinhá' - El Retrablo (Espanha),
'Richard Le Polichineur' - Chemis de Terre (Bélgica), 'Suspended Animation' - The Huber Marionettes (EUA) este apresentado também no encerramento do Festival.

____________________________________________________________________________________
Carla Vanez recebe Troféu Margarida


A atriz Carla Vanez recebeu no dia 24/07/2010 o Troféu Margarida (com mais nove mulheres de nossa cidade) através Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Caxias do Sul, pelo dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha (comemorado dia 25 de Julho).
O primeiro grupo organizado (ou que se tenha registro) a enfrentar o preconceito em Caxias do Sul iniciou dia 12 de Dezembro de 1933, um grupo de mulheres fundou o Clube das Margaridas para poderem se divertir, dançar e debater questões de desigualdade, iniciando assim uma luta organizada contra o preconceito em Caxias do Sul.
Uma bela homenagem para única atriz profissional negra de Caxias do Sul, parabéns pela iniciativa!


_______________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê e Sala de Cinema Ulysses Geremia
De Julho a novembro os atores da C. I. A. Uerê invadiram o shopping Pratavieira, UCS e
Estação Férrea de em Caxias do Sul, uma promoção da Sala de Cinema Ulysses Geremia - Centro de
Cultura Ordovás, onde interagiram e convidaram todos à ir no cinema!
(foto Hugo Araújo)
___________________________________________________________________________________
Aulas de teatro e circo para crianças
De Abril à Agosto, os diretores Carla Vanez e Marcelo Donini, ministraram oficina de teatro e circo, no Centro Assistencial e de Promoção Social Joana d'Arc.
________________________________________________________________________
Oficina de Teatro para Servidores Municipais
Com realização do Departamento de Arte e Cultura Popular, do dia 08 de Setembro, todas as segundas e quartas, das 19h às 21h, Oficina de Teatro para Servidores Municipais; ministrada pelo ator e diretor Marcelo Donini ( http://marcelodonini.blogspot.com/ )

_________________________________________________________________________
Oficina de Teatro para Crianças
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - Unidade de Teatro realizou a oficina de teatro para crianças voltada para o público de nove a treze anos, ministrada pela atriz Carla Vanez( http://carlavanez.wordpress.com/), acontecendo no período de 13 de Setembro a 09 de Dezembro, na Casa das Oficinas, Largo da Estação Férrea.
________________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê e Empresa SER, na Sipat da empresa Brinox
 





No dia 13 de setembro a C. I. A. Uerê participou da Sipat da empresa Brinox de Caxias do Sul, onde apresentou a peça 'Epis Essencial para a sua Segurança' em parceria com a Empresa SER.




____________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê na semana da saúde da empresa Carraro de Bento Gonçalves

Nos dias 13 e 14 de setembro a C. I. A. Uerê pelo segundo ano seguido esteve presente na semana da saúde da empresa Carraro de Bento Gonçalves, em parceria com o grupo 'Orelhas de Abano', com os personagens Dona preguiça e Sr. Saúde.


 

____________________________________________________________________________
C. I. A. Uerê participa da Sipamar na Empresa Marcopolo
A C. I. A. Uerê participou do dia 04/10 ao dia 08/10/10, da Sipamar 2010 - Semana Interna de Prevenção de Acidentes Marcopolo 2010, com os comunicadores Carla Vanez e Gustavo Prebianca, que animaram o evento, com sorteio de brindes, brincadeiras, interações e prestando informações aos colaboradores sobre CIPA, Sipamar, Programa Vida entre outros.
" 
     

                                                   
 ____________________________________________________________________________________
"10 Esquetes no dia 10" 
Em comemoração aos 3 Anos de C. I. A. Uerê (os quais completou em maio), no dia 10/10/10 apresentamos o Espetáculo conjunto de 10 Esquetes Teatrais no Sesc Caxias.     
  “10 Esquetes no dia 10!”  
É um conjunto com trechos de peças de teatro, monólogos e textos escolhidos que foram dramatizados pelos atores da Cia. Compõem o elenco: Carla Vanez, Manú Guerra e Marcelo Donini e entre os autores dos textos estão grandes nomes como Moliére, Samuel Beckett, Henrik Ibsen e o surrealista Jacques Prévert, além dos nacionais, Chico Buarque e Ruy Guerra e uma criação da Cia.


_______________________________________________________________________________
- Exposição Fotográfica C.I.A. Uerê
3 ANOS C.I.A. Uerê! E 100ª APRESENTAÇÃO "AS AVENTURAS NO TREM DA LEITURA".

A Exposição Fotográfia foi realizada, em comemoração aos 3 anos da C.I.A. Uerê! e a 100ª apresentação da peça teatral “As aventurasno trem da Leitura”. Organizada pelo fotógrafo Hugo Araújo e pela integrante da Uerê, Manú Guerra, a Exposição traz fotografias de arquivo da Cia., além de registros feitos por Amanda Vanassi, Franciele R. Soares e Hugo Araújo, fotógrafo da Cia. As imagens foram expostas na ante-sala do Teatro do SESC, de 15/10/2010, até 30/10/2010. Após esse período, a exposição foi transferida para o Café com Mistura, (R. Pinheiro Machado, nº 2357, Centro), apoiador do projeto.
________________________________________________________________________________

Festa de Holloween do Juvenil com a C. I. A. Uerê



No dia 05/11/10 Carla Vanez e Marcelo Donini encarnaram a 'Noiva cadáver' e a 'Morte', respectivamente, para a festa de Helloween do Clube Juvenil, aterrorizando todos os presentes!



________________________________________________________________
Oficina de Figurinos

 Nos dias 06,07,12 e 14/11/10 Carla Vanez e Keteryn Duarte, estiveram presente na oficina de figurinos, ministrada pelo inigualável Daniel Lion.
A oficina foi maravilhosa - comenta Carla - o Lion é ótimo, todos da Unidade de Teatro estão de parabéns, pela organização, respeito e pelo carinho que tiveram.
Durante a oficina houve uma troca de energia com todos do curso, o que deixou o ambiente ainda mais agradável para os arteiros de plantão!
_______________________________________________________________________
C. I. A. Uerê na festa do programa 'Vida Verde' da Marcopolo


No dia  07/11/2010, os atores da Cia estiveram divertindo o evento da Empresa Marcopolo 'VIDA VERDE', com muita música e palhaçada.
______________________________________________________________________________
SIPATS - Teatro Empresa em POA
Levando informação e conhecimento, através de um divertido teatro de segurança, desta forma os diretores da C. I. A. Uerê Carla Vanez e Marcelo Donini, realizaram apresentações de Teatro Empresa da peça: 'Epis Essencial para a sua Segurança' no dia 09/11 na MOTORMAC (em Porto Alegre) e no dia 11/11 na empresa ArcelorMittal (em Caxias do Sul). ___________________________________________________________________________
Participação no Brilha Caxias 2010
No dia 17/11/2010 os atores da C. I. A. Uerê participaram da abertura do Brilha Caxias com seu núcleo natalino, anjas, Papai Noel e Mamãe Noel.



Também animaram as festas de final de ano de algumas empresas de Caxias e região, dentre elas: Agrale, Meincol, BV Financeira, e no detalhe (foto) o Papai Noel da C. I. A. Uerê! esteve distribuindo presentinhos para os clientes do
'Express Restaurantes Empresariais Ltda'.



E 2011 iniciamos com novos projetos ...aguardem!